Um tabu chamado: Atividade física na gestação! 

Sinceramente eu gostaria de saber porque esse tema ainda é tão complicado…

Vou te mostrar alguns artigos aqui pra tentar acabar com o medo de vocês de fazer exercício grávida.

Vou começar com o artigo Aerobic exercise in pregnancy, publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology em junho de 1987. Fala que na época (1987) já eram mais de 200 anos de estudo e concluindo que exercícios não aumentaram risco para o bebê ou para gestação.

Um outro artigo, intitulado como Exercise in pregnancy: a clinical review, publicado em 2015 mostrou que exercícios de moderada a alta intensidade é seguro para desenvolvimento do feto e traz muitos benefícios para gestação devendo ser incentivado.  Esse, falou que exercício previne doenças maternas, complicações no feto e que a gestação surge como momento único para modificar o comportamento da mulher, de sedentária para ativa.

E esse último do American Journal de ginecologia e obstetrícia intitulado de Exercise in pregnancy, é ainda mais incisivo: exercício é bom para todos nós, adultos, gravidas ou não grávidas, por reduzir o risco cardiovascular  e de obesidade, melhorar bem estar psicológico e resultar em maior longevidade.

Grávidas devem praticar exercícios pelos benefícios de menor ganho de peso, menor incidência de diabetes, pressão alta, parto prematuro e ter mais chance de parto normal. E deixa orientações que o exercício deve ser iniciado no primeiro trimestre e mantido 4x por semana com sessões de 30-60 minutos até o parto.

E se não bastasse todas essas informações, eles finalizam o estudo com uma frase de impacto: FICAR INATIVO É MORRER!

Consegui tirar seu medo de se exercitar na gestação? Espero que sim! Bora malhar pessoal!