A diabetes gestacional é uma doença metabólica que ocorre durante a gravidez, caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue.
No Brasil, estima-se que a prevalência é que 18% das gestantes apresentam a doença durante a gravidez.
Toda gestante deve fazer os exames de diabetes durante o pré-natal.
No primeiro trimestre valores de jejum igual ou maiores que 92 ou teste de tolerância a glicose (o TTGO) após 24 semanas com valores iguais ou maiores que 92 no jejum ou 180 na primeira hora ou 155 na segunda são diagnósticos.
O tratamento consiste em uma alimentação saudável e atividade física moderada (que todas as gestante independente de estar ou não com diabetes devem fazer) além de controle das glicemias capilares (aqueles testes de HGT que fura o dedo e mede o açúcar) e em alguns casos que não conseguem controle com dieta e exercício, usamos insulina como tratamento medicamentoso.
Os principais riscos da diabetes gestacional são macrossomia (quando o bebe fica muito grande), distocias de parto (quando o parto normal complica), hipoglicemia neonatal (quando o açúcar do bebe baixa demais apos o nascimento) e a mãe desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.
Te ajudei a entender um pouco mais? Compartilha esse site com aquela amiga que está com dúvidas sobre diabetes gestacional.