Métodos Contraceptivos: qual o melhor Anticoncepcional?
Diariamente atendo muitas mulheres com as mesmas dúvidas sobre como prevenir uma gravidez não planejada. Saber como funcionam os diferentes métodos disponíveis no mercado é muito importante para escolher a melhor opção para você e para o seu corpo.
Os anticoncepcionais são medicamentos, na sua maioria hormonais, que funcionam evitando a ovulação ou a chegada do espermatozoide ao óvulo.
Podem ser de curta ou longa duração o que é definido pelo tempo que ele vai durar no seu organismo. Vou explicar mais sobre os dois tipos:
Anticoncepcional de Curta Duração
São métodos contraceptivos que precisam ser administrados com mais frequência, seja diariamente, mensalmente ou a cada três meses (trimestral).
Como exemplos mais famosos temos as pílulas de uso diário, os adesivos de troca semanal, os anéis e injeções de uso mensal e a injeção trimestral.
Por serem métodos que exigem atenção de tomada diárias ou uso mensal, demandam mais atenção das pacientes para manutenção de sua eficácia.
Anticoncepcional de Longa Duração
Os anticoncepcionais de longa duração são métodos contraceptivos reversíveis e que não necessitam doses diárias, ou manutenção de curto prazo.
São também mais seguros quando comparados com os métodos de curta duração porque não dão chance para o esquecimento ou uso incorreto. Nada como estar prevenida com grande eficácia e sem preocupação.